Modelo de negócio alia praticidade e conveniência.
O modelo de cafeteria “To Go” é como se fosse um “para ir” como o nome sugere. É basicamente uma cafeteria que oferece um serviço de café para quem quer comprar e consumir no caminho.
Praticidade para o consumidor e para o empreendedor
A Flavia Pogliani é proprietária da The Little Coffee Shop, de São Paulo, e conta que a praticidade foi um dos atrativos para esse tipo de negócio: Trabalho com café (cafeterias de diversos modelos e operações de serviço de café, torrefação e fazenda) desde 2005 e abri o the little coffee shop em 2014. Eu não queria ter uma cafeteria justamente por entender muito bem sobre o negócio, mas surgiu a oportunidade do ponto em 2014, e depois de analisar e fazer contas, vi que tinha grande potencial, desde que fosse na altura da rua, de fácil acesso para o público que passava por ali. Então o andar de cima da casa (que tem cerca de 50m quadrados) não era uma opção, e o que restou foi apenas o 1,8m quadrados aproximadamente no térreo. Eu já tinha trabalhado em operações de todos os tamanhos e escalas, e sabia o mínimo que precisaria para poder operar e servir da melhor maneira.
A Flavia diz que foi uma decisão racional e que “o fato das opções de vaga de trabalho para mulheres no mercado de café serem nada tentadoras ou desafiadoras, muito pelo contrário” foi uma outra motivação para ela investir no negócio.
O início foi desafiador, mas a Flavia teve pulso firme e esperou pelos resultados, ela conta que no início teve que “manter a ansiedade sob controle para não atrapalhar nas análises do andamento do negócio e nas decisões.” E por mais de um ano ela teve que fazer todas as funções do negócio, da limpeza ao financeiro.
O Felipe Brazza tem a Copo Café, em Belo Horizonte, que é considerada a menor cafeteria do mundo. Ele teve a ideia em uma viagem que fez aos Estados Unidos. Ele viajou ao país para uma rodada de negócios na Feira Internacional do Café, em 2015: “Do lado do hotel tinha uma nano cafeteria, pequena, e com muito movimento. Eu passei a tomar café lá todo dia. Procurei entender como funcionava aquele negócio. A gente já trabalhava com café mas não tinha cafeteria.”
Para ele, o maior desafio foi encontrar uma loja pequena em um bom ponto na capital. Foram dois anos em busca do local ideal. Foi em 2017 que a Copo Café entrou em atividade.
Fidelização dos Clientes
Ter um negócio com essa praticidade também envolve outros desafios. O cliente que compra da The Little Coffee Shop tem a intenção de consumir no caminho. A cafeteria “To Go” não tem espaços de convivência, até pelo tamanho do estabelecimento, então a qualidade do produto e do atendimento são fundamentais para manter a clientela, como conta Flavia: É um trabalho que envolve tudo: atendimento, produto, preço, serviço,ambiente, fachada. Tenho que entregar a melhor experiência para os perfis de clientes que frequentam o little, dentro do contexto da minha localização.
Os coffee lovers são exigentes, e é por isso que o Felipe também investe muito no atendimento. Por isso ele investe em cafés de altíssima qualidade. Ele também criou um “cartão fidelidade para que as pessoas pudessem trocar depois, ganhar outra bebida, ganhar pacote de café. As baristas sempre foram orientadas a tratar as pessoas pelo nome”.
A qualidade do café
Aqui no blog já foi abordada várias vezes a questão da qualidade do café. Na Little Coffee a Flavia explica que eles já se preocupam muito com a qualidade do café que será oferecido aos clientes e que ela e “os baristas do The Little precisam para a cafeteria é dominar o conhecimento sensorial e de preparo, para fazer o controle de qualidade e padronização dos grãos torrados que recebo e do café que sirvo e revendo, e também porque inclusive desenvolvo o blend exclusivo do little, diariamente” como explica a proprietária. O espaço reduzido também é algo que motiva a cafeteria a procurar pelo produto já torrado, e o trabalho ganha personalidade nas mãos dos baristas.
Na Copo Café o Felipe investe na torra própria. Para ele isso é importante pela “constância, na repetibilidade dos perfis sensoriais de cada café. A gente está trabalhando com dois perfis de torra, a torra média e a torra intensa. E agora nós vamos trabalhar com novos perfis mais elaborados”. Conta que utiliza um torrador Atilla 5kg gold plus há alguns anos.
Quem procura por uma cafeteria que oferece esse tipo de serviço está procurando pela praticidade e por um produto saboroso que também atenda às suas necessidades sensoriais. Por isso é muito importante focar na qualidade do produto a ser ofertado. É sempre bom poder ter a certeza que aquele cafezinho saboroso estará ali na palma da mão de forma prática e rápida.
Desafios na Pandemia
Como a maioria dos empreendedores, a Flavia também enfrentou dificuldades no período da pandemia. Neste momento foi preciso ter muita criatividade e ações rápidas de quem possui um negócio, como ela explica: A pandemia fez as cafeterias buscarem diversificar suas fontes de faturamento o mais rápido possível para conseguirem sobreviver. A situação está um pouco melhor agora para as que chegaram até aqui, mas a pandemia ainda está longe de acabar, e somada à crise econômica e ano de eleição, mostra que os desafios continuam, que não se pode acomodar nunca e que a saúde financeira do negócio é e sempre será a parte mais importante.
Outro ponto observado também foi a diminuição da circulação de pessoas na rua, e por isso muitos clientes acabaram se afastando, como aponta Felipe Brazza. Ele vê o futuro com otimismo e acredita numa recuperação rápida do setor.
Torra para pequenas cafeterias
A fábrica de torradores Atilla possui torradores que podem se encaixar em pequenos ambientes. Uma dessas opções é o recem lançado Atilla 2kg Bancada. O equipamento tem capacidade para torrar de 50g a 2 kg de café e é ideal para ser usado em cafeterias e espaços gourmets. O tempo de torra gira em torno de 12 minutos, algo que pode ser acompanhado pelo cliente.
The Little Coffee Shop
A The Little Coffee Shop é pioneira no serviço de café para viagem, desde 2014. Atualmente a cafeteria está em reforma com previsão de retorno das atividades em março deste ano. No site da empresa é possível ter acesso a cursos e workshops. (https://www.thelittlecoffeeshop.com.br/)
Copo Café
A Copo Café está em atividade desde 2017. Ela está localizada em Belo Horizonte, na Praça da Savassi e é considerada a menor cafeteria do mundo. Para mais informações, procure pelo perfil no Instagram: @copocafeespecial